Direito dos Seguros da União Europeia: Desafios na Era dos ODS

A AIDA Portugal tem o prazer de anunciar a data da I Conferência Internacional do Módulo Jean Monnet sobre Direito dos Seguros da União Europeia: Desafios na Era dos ODS, que decorrerá nos dias 13 e 14 de julho de 2023, organizado pela NOVA School of Law em parceria com a AIDA Portugal. Este módulo é da titularidade da Prof. Doutora Margarida Lima Rego, Presidente da AIDA Portugal. Também integram a coordenação científica da conferência a Prof. Doutora Maria Elisabete Ramos, Vice-Presidente da AIDA Portugal, e a Prof. Marival Bolívar Oñoro, associada da AIDA Espanha.

Esta conferência é a primeira de uma série de Conferências Anuais. O apoio da AIDA Europa e o financiamento Erasmus+, da Comissão Europeia, permitem-nos receber oradores/as reconhecidos mundialmente, provenientes de várias partes do globo, tendo em vista promover os vários temas que se suscitam neste âmbito, com o intuito de assumir um papel ativo na preparação, discussão e disseminação em regime de open access de recomendações de políticas públicas, baseadas em dados que contribuam para a promoção dos ODS.

Esta primeira edição será dedicada ao ODS 3: Saúde de Qualidade. Pretende-se explorar o importante papel desempenhado pelo setor dos seguros na promoção da saúde e bem-estar de toda a população, nas sociedades contemporâneas.

A conferência contará com a presença, na mesa de abertura, da Ex.ma Senhora Dr.ª Margarida Corrêa de Aguiar, Presidente da ASF, e do Professor Doutor Cláudio Soares, Pró-Reitor que Coordena a Plataforma Estratégica NOVA Saúde, e, como keynote speakers, com as intervenções do Professor Doutor Pedro Pirra Barros, titular da Cátedra BPI | Fundação “la Caixa” em Economia da Saúde na Nova School of Business and Economics, do Professor Doutor Abel Veiga Copo, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid, e da Professora Doutora Christina S. Ho, Professora Catedrática e Subdiretora da Faculdade de Direito da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

A conferência contará ainda com duas mesas redondas, uma dedicada às políticas públicas e a outra dando voz à indústria, e com a apresentação das comunicações por parte do/as investigadore/as internacionais selecionado/as na sequência da chamada oportunamente comunicada (call for papers), e a entrega do prémio da conferência para o melhor trabalho de investigação. O segundo dia da conferência será dedicado à apresentação de uma seleção de trabalhos da autoria de estudantes de doutoramento e de mestrado.

O programa pode ser consultado aqui.

As inscrições serão feitas por e-mail dirigido à AIDA Portugal, para info@aida-portugal.org.

 

For english, consult here.